Essa plataforma digital está voltada para tudo o que você precisa saber sobre psicologia. Confira cada tópico abaixo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre psicologia! Vem com a gente!

tudo o que você precisa saber sobre psicologia

Tudo o que você precisa saber sobre psicologia: afinal, o que significa

Em tudo o que você precisa saber sobre psicologia: o que é a psicologia? você vai aprender o que é, de fato, a psicologia e o papel do psicólogo como profissional.

A psicologia abrange o amplo estudo da mente humana, junto com a análise dos processos cognitivos e comportamentais dos indivíduos e/ou de grupos específicos. Sua principal finalidade é a compreensão desses indivíduos ou grupos de pessoas.

O psicólogo pode ser definido como um cientista social, comportamental ou cognitivo, o qual procura entender o papel das funções mentais no comportamento individual e social do indivíduo, além de estudar os processos fisiológicos e biológicos que acompanham os comportamentos e as funções cognitivas.

No próximo tópico você vai descobrir quem é considerado o pai da psicologia! Não deixe de conferir!

Wilhelm Wundt: o pai da psicologia

O alemão, Wilhelm Maximilian Wundt, nascido em agosto de 1832, é considerado o pai da psicologia experimental. Além de psicólogo, foi médico e filósofo.

A psicologia experimental estuda o comportamento observável, onde modelos e teorias matemáticas são testadas sobre diferentes aspectos.

A criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig, entre tantas outras contribuições, fez Wilhelm Wundt ser reconhecido como um dos fundadores desse campo.

No final do século 19, o laboratório de psicologia recebeu estudantes de todos os lugares do mundo, torando-se o primeiro e o maior centro de formação de psicólogos – até então.

Os psicólogos mais famosos da história

São diversas as contribuições dos piscólogos para a sociedade e para a comunidade científica. Confira os mais famosos do mundo:

Wilhelm Wundt, 1832 – 1920

Além do que já vimos no tópico anterior, em Wilhelm Wundt: o pai da psicologia, o psicólogo alemão foi o precursor do estruturalismo. Acreditava que devia se focar apenas no que era mensurável e na própria estrutura da mente. Teve seu interesse voltado para os processos mentais e para a investigação das sensações, ideias, atenção e emoções.

William James, 1842 – 1910

O americano William James dizia que era importante entender o funcionamento da mente, aprofundando-se no conceito de inteligência. Assim, foi responsável por propiciar o surgimento da psicometria – campo da ciência psicológica que estuda e elabora testes de avaliação psicológica e ao desenvolvimento, assim como a aplicação dos conhecimentos estatísticos e de outros processos matemáticos.

Sigmund Freud, 1856 – 1939

Uma das maiores figurais intelectuais do século 20, Freud foi o pai da psicanálise. A teoria criada por ele – teoria do inconsciente – ainda é uma das referências mais importantes da psicologia. Freud foi o primeiro a falar sobre os traumas emocionais, das etapas sexuais do desenvolvimento, dos conflitos mentais, da tríade da personalidade e do significado dos sonhos.

Albert Bandura, 1925 – 2021

O psicólogo canadense presumiu a importância da cognição em relação à conduta e da sua teoria da aprendizagem social. Acreditava que a pessoa, situação e conduta estavam em mútua interdependência, o que foi um avanço muito importante no programa cognitivo. Através das suas contribuições socio cognitivistas, foi possível fornecer uma abordagem de personalidade mais completa.

Conheça o modelo biopsicossocial: 3 fatores que influenciam a causa ou progressão das doenças

O amplo conceito que estuda as causas ou os progressos de doenças através de 3 fatores é definido pelo modelo biopsicossocial.

Conheça quais são os 3 fatores essencial desse modelo:

Fatores biológicos

As pré-disposições genéticas e os processos de mutação, por exemplo, determinam o desenvolvimento corporal e o sistema nervoso.

Fatores psicológicos

Em fatores psicológicos podemos citar as preferências, expectativas, medos, reações, etc.

Fatores sociais/socioculturais

As influências culturais, familiares, socioeconômicas, etc., que compõem os fatores sociais/socioculturais.

Tal modelo é um pouco baseado na teoria social cognitiva, onde o tratamento da doença necessita de uma equipe de saúde que abranja os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Em uma perspectiva filosófica, funcionamento do corpo pode afetar tanto a mente e o seu funcionamento como o próprio corpo.

Tudo o que você precisa saber sobre psicologia: suas quatro principais abordagens

Conheça quais são as quatro principais abordagens da psicologia!

Psicanálise

Umas das abordagens mais conhecidas do campo.

Explica o funcionamento da mente humana, ajudando no tratamento dos distúrbios mentais e neurais.

Procura entender a relação dos desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos de cada indivíduo.

Psicologia humanista

Ramo geral da psicologia.

Acredita que todos os seres humanos são únicos e devem ser reconhecidos e tratados dessa maneira.

Enfatiza os conceitos de livre-arbítrio e autorrealização.

Psicologia comportamental

Também conhecida como behaviorismo, atua nas interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos.

Entende e analisa os comportamentos do indivíduo e o seu ambiente.

Terapia cognitivo-comportamental

Tal abordagem inclui conceitos da psicologia comportamental e as teorias cognitivas.

Entende como o ser humano interpreta os acontecimentos e como tais acontecimentos nos afetam.

E, aí? O que achou de Tudo o que você precisa saber sobre psicologia? Se gostou, não deixe de conferir as outras seções disponíveis em nossa plataforma!

Até logo!